MORTOS QUE ENTERRAM MORTOS

 

MORTOS QUE ENTERRAM MORTOS

“Segue-me e deixa os mortos sepultarem os mortos” (Mateus 8:22)

Esta estranha sentença partiu dos lábios de Jesus quando um de seus seguidores lhe pediu permissão para sepultar o seu pai, que havia acabado de morrer, prontificando-se depois este mesmo discípulo a seguí-Lo. Como pode Jesus fazer isso? Como pode dizer uma coisa dessas a um seguidor seu? Justamente Ele que era tão carinhoso, tão compassivo, tão condescendente com o sofrimento alheio! O que deu Nele para agir assim? Para onde foi toda a sua sensibilidade?

Com a estranha resposta que dera ao seu seguidor o Senhor Jesus estava nos ensinando que a oportunidade de entrar no Reino dos Céus tem de ser aproveitada imediatamente, instantaneamente, sem perda de tempo – no momento em que ela se nos apresentar! Isto é tão mais urgente, tão mais importante que tudo em nossa vida, que podemos até deixar de participar dos momentos que julgamos ser os mais importantes de nossa existência, no caso em questão, do sepultamento do próprio pai, para abraçá-la!

Segundo a orientação do Mestre, outras pessoas enterrariam o pai do discípulo. A presença deste no local só serviria para dar uma resposta ao grupo social que ali se reunira para um último adeus ao morto. Nada mais ele poderia fazer a fim de alterar o acontecido. Tudo que houvesse desejado fazer para com o seu pai em vida seria apenas uma lembrança, a ser diluída com a passagem do tempo. Ele deveria então deixar os mortos espiritualmente, distantes de Deus, enterrar o seu morto físico e começar imediatamente a seguir aquele que era a Vida! “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, dissera Jesus, “Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Evangelho de João 14:6). “Eu Sou a Ressurreição e a Vida. Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá” (Evangelho de João 11:25). Seguir a Vida é, e sempre será mais importante do que seguir a morte!

É possível que o prezado leitor vá a uma cerimônia de sepultamento hoje ou, quem sabe, já tenha vindo de alguma. Talvez vá ao cemitério no Dia de Finados relembrar um ente querido que partiu ou, simplesmente, durante o dia, relembrá-lo muitas vezes com carinho. O importante é que o prezado não entre nestes “locais de mortos” sozinho, desacompanhado, mas com o Cristo! Não como mais um morto a ser somado aos que lá já estão reunidos, mas como um vivo! Para tanto é só pedir que a Vida de Cristo invada a sua frágil vida. E a Vida do Cristo Poderoso se manifestará em você e espalhará alento e consolo verdadeiros aqueles que estando vivos, estão na realidade mortos. Todos os mortos com os quais Jesus se encontrou na Bíblia ressuscitaram, tornaram a vida! Leve, pois, você, a Vida de Cristo a estes mortos e ressuscite-os em seus espíritos!