SEMANA SANTA

 

SEMANA SANTA

Todo ano, exatamente 40 dias após o Carnaval, a maior festa popular do mundo, que acontece aqui no Brasil, as igrejas da Cristandade, notadamente as do ramo católico, promovem a celebração da Semana Santa, assim chamada por nela se relembrar os últimos acontecimentos da vida do Mestre Jesus, quais sejam, a sua paixão, morte e ressurreição.

Por toda uma semana os fiéis são orientados pelos líderes de suas paróquias a não comungarem com o mundo, a se afastarem dos prazeres da carne, não ingerirem bebidas alcoólicas, comerem carne de gado ou de outro animal que não o peixe, assistirem aos ofícios religiosos respectivos, participarem da Santíssima Ceia e receberem também uma pequena porção de cinzas em sua testa como sinal de contrição e arrependimento pelos pecados que levaram o Cristo a morrer por todos nós.

Esta possivelmente é a semana mais poderosa do mundo! Milhões de famílias orando porque um homem, após ter o seu corpo todo flagelado, torturado e pendurado em um madeiro, ressuscita 36 horas depois tendo todos os seus ferimentos sarados, cicatrizados, num incrível processo de regeneração biológica e dizendo para todos aqueles que confiarem Nele e em sua mensagem também receberão um corpo semelhante ao seu em um dia determinado por Deus! Isto é estupendo! Isto é maravilhoso!

Mas sabe de uma coisa? Não é apenas a última semana da vida de Cristo que deve ser considerada santa, mas todas as semanas que fazem parte da vida de meu prezado leitor e da minha, pois a vida é santa, como santo também é o ser por onde ela se manifesta. O apóstolo Paulo questionou os crentes de Corinto dizendo: “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1ª Coríntios 6:19,20).

Precisamos do apoio de todos os católicos do mundo para fazermos, juntos, um esforço espiritual de orações, jejuns, comunhão, e tudo o mais que possa nos aproximar de Deus a fim de vermos a nossa nação crescendo encima de nossas preces; a corrupção sendo contida pela ação de homens justos; a imoralidade sendo substituída por novos e nobres valores; e a violência freada em sua carreira enlouquecida. Então teremos não apenas uma Semana Santa, mas todo um mês, um ano e uma vida santa, por estarmos vivendo dentro dos padrões de Deus.