CASAMENTO

QUADRO DE BODAS

Artigo disponibilizado pelo Pastor Olívio em seu site em fevereiro de 2012

Você sabe o que são Bodas? Não? São as comemorações que se fazem por ocasião do aniversário de casamento de alguém. Desde o primeiro ano de casados até o centésimo ano de vida conjugal, o casal pode festejar a data em que a sua união foi selada! Não vá, pois, deixar passar “em branco” todas essas cem oportunidades de comemorar a maior união de sua vida!

Para cada ano de vida comum um símbolo é a ele atrelado, símbolo este que pode ser um tipo de flor (rosa, crisântemo, begônia), de árvore (figueira, pinheiro, palmeira), de metal (cobre, prata, ouro), de pedra preciosa (safira, rubi, esmeralda), e outros elementos (papel, algodão, açúcar).

As Bodas mais conhecidas são as de Prata (25 anos) e as de Ouro (50 anos). A de Diamante ou Brilhante, qual seja, a de 75 anos já é uma coisa bastante rara em nossos dias e a de Jequitibá (100 anos) mais rara ainda, constituindo-se por si só, um grande acontecimento social!

Costuma-se dar destaque seguidamente as Bodas do primeiro ao décimo ano e, a partir do décimo, apenas as realizadas de cinco em cinco anos. Independentemente disto, o casal pode festejar as Bodas que acontecem nos outros anos, todos os anos de sua vida, desde o primeiro ano em que a união aconteceu até aquele em que estejam vivendo.

Como homem que sou sei que não é uma coisa muito fácil para nós guardarmos as datas familiares e conjugais com a mesma facilidade que as mulheres. Esquecemos rapidamente as datas de quando conhecemos a pessoa amada, quando começamos o namoro, quando ficamos noivos e, em alguns casos, até mesmo quando nos casamos! Quanto mais nos lembrarmos qual o tipo de Bodas nós estamos comemorando! Isto já é pedir demais!

Uma coisa que nós homens podemos fazer é registrar essas datas no computador, na carteia, no celular, na porta do armário, na agenda de trabalho e em qualquer outro lugar que nos ajude a lembrar delas. Se você acha que “vai pagar mico” (fazer papel de bobo) por fazer isto, espere para ver quando sua esposa ficar de bico, não reagir às suas carícias e não querer fazer sexo contigo!

Claro que não é necessário o casal realizar uma grande festa em todas as celebrações de Bodas, a exemplo da que certamente aconteceu no dia em que se casaram ou nas datas das Bodas mais destacadas, mas, independentemente de fazerem festa ou o não, a data deve ser sim comemorada.

Caso o casal tenha filhos, seus pais podem e devem informá-los sobre o significado e o simbolismo da data que estão comemorando e convidá-los a darem alguma idéia sobre o programa que deverão realizar. Isto fortalecerá as relações familiares e mostrará para os filhos a importância das relações afetivas.

Se o casal for religioso poderá celebrar um ofício sacro (culto, missa, etc.) nas Bodas principais, sendo que nas Bodas de Prata e de Ouro, os votos matrimoniais devem ser renovados. O convite para as celebrações das Bodas de Prata são feitos pelos filhos e os para as Bodas de Ouro, pelos netos. É interessante convidar, para ambas as ocasiões, todos aqueles que participaram da cerimônia de casamento do casal.

O casal deve planejar com carinho cada celebração de Bodas e demonstrar ao seu parceiro o quanto o ama. Um jantar especial; uma ida a um lugar romântico; uma viagem a um lugar bonito; um presente ha muito desejado; um cartão com frases apaixonantes; um jantar em um restaurante especial; um jantarzinho caseiro à luz de velas, e assim por diante. Não vão faltar idéias para comemorar o amor, pois o amor tem suas próprias maneiras de se expressar!

Se o casal ou, um dos cônjuges apenas, for membro de alguma Igreja, esta poderá, através de sua Secretaria, enviar uma cartinha amorosa, parabenizando o casal pela respectiva Boda e, convidando os parentes e amigos a comparecerem na Igreja em ocasião oportuna, quando toda congregação será conclamada a dar graças ao Senhor pela data especial e pela preservação do lar. Isto ajudará aqueles que não participam de nenhuma Igreja ou não possuem nenhum credo a conhecerem um pouco da fé cristã.

O que fica claro das comemorações das Bodas é que o amor deve ser comemorado sempre, em todas as ocasiões. O casal não precisa ficar esperando 25 anos, por exemplo, para festejar sua união ao chegarem as suas Bodas de Prata. A bem da verdade, não precisa sequer esperar que data alguma chegue para só então demonstrar carinho pela pessoa amada. O amor não precisa de datas especiais para ser comemorado, pois, ele sim é que é especial e não a data em si! Todo dia é dia de amar! Com festa ou sem festa, com condições ou sem condições! O conhecimento do Quadro das Bodas ajudará o casal na celebração do amor!

 

QUADRO COMPLETO DAS BODAS

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO

tabela

A variedade entre os Quadros de Bodas encontrados não é pequena, por isso tentei compatibilizar alguns deles e apresentar um contivesse o maior número de opinião por parte daqueles que os elaboram, a fim de ajudar os casais que desejam mudar de patamar em sua vida conjugal. Alguns elementos têm um nome estranho, que não estamos acostumados a ouvir, mas fará com que os casais interessados procurem o seu significado, o que aumentará ainda mais a emoção da Boda a ser comemorada!

Parabéns a todos os casais!

comentários