Palestra I

DEVE-SE CRER NA REENCARNAÇÃO?

Estudo elaborado pelo Pastor Olívio em Realengo, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2012

Não sei qual o seu credo ou mesmo se possui algum, mas, se partilha da crença católica ou evangélica e possui algum conhecimento bíblico responderá imediatamente a pergunta acima dizendo que “não”, e citará o versículo bíblico de Hebreus 9:27 que afirma que “aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo” para justificar a sua negação. Talvez responda que a palavra reencarnação não existe na Bíblia e que esta só fala de regeneração e de ressurreição, nunca de reencarnação. Se for um pouco mais intransigente dirá que esta é uma “doutrina espírita”, criada pelo próprio demônio para arrastar os homens para o inferno e, portanto, indigna de qualquer apreciação.

Mas você sabia que a Bíblia fala, sim, desta doutrina? Que ela está repleta de passagens e de textos que tratam deste ensinamento? Que nela podem ser encontrados registros de reencarnações individuais tanto quanto de reencarnações coletivas? Que ela menciona um intenso e imenso fluxo de pessoas que vão e voltam da Terra em períodos definidos? Que ela ensina a pré-existência do espírito, o desdobramento “astral”, a doutrina do “carma” e outras mais, ditas “espíritas”?

Pois é: você pensava que a Bíblia silenciava sobre esses assuntos, mas na realidade é a Igreja que silencia sobre eles! E até onde eu sei, ela não tem a mínima intenção de estudá-los em suas classes especiais!

E você? Vai ter coragem de ler os meus artigos? Vai lê-los até o final ou recuar já nesta primeira tentativa? Vai continuar não questionando nada e aceitando placidamente tudo o que lhe ensinam, ou vai colocar a mente para funcionar e tentar descobrir, por si mesmo, qual a verdade bíblica sobre as coisas, ainda que esta possa deixá-lo desestabilizado, instável e, em algumas situações, até mesmo apavorado?

Dizer que a Bíblia não cita a palavra reencarnação para tentar destruir a veracidade de tal ensinamento é um argumento tão frágil e tão pueril quanto o afirmar que a Trindade de Deus, o inferno e o milênio também não são verdadeiros, por não existirem tais palavras nos textos bíblicos originais. Apesar disto, todas as igrejas cristãs – católicas e evangélicas -, não cessam diariamente de ensinar que Deus é um Ser social, constituído de três pessoas distintas, que o inferno é eterno, cheio de fogo e tormentos, destinado ao Diabo e aos homens iníquos e que o reino milenar de Cristo será implantado quando de sua volta à terra, convencidas que estão de que estes termos podem até não ser encontrados nos originais das Escrituras Sagradas, mas os seus princípios doutrinários, sim!

Afirmar também que a reencarnação é uma “doutrina espírita” criada pelo próprio demônio para iludir os homens e levá-los ao inferno com o objetivo de desestimular o seu estudo em nossas classes bíblicas, é, não só, uma ação vil contra o conhecimento, mas também um argumento extremamente imaturo, tendo em vista que, muito antes de existir o Espiritismo clássico com a sua codificação, ou a religião judaica com sua fantástica Lei, ou ainda, o Evangelho, conforme apresentado pelo Cristo, a reencarnação já existia, sendo apregoada em toda a Escritura – e isto já a partir de seu primeiro livro, o Gênesis! A reencarnação não surgiu com nenhuma religião e sim com a criação do homem! Ela não é patrimônio de nenhuma fé ou credo e sim da humanidade! Não é algo que se deva adorar ou rejeitar, mas sim tentar compreendê-la, como fazemos com as demais doutrinas de nossos respectivos segmentos religiosos.

A reencarnação é parte integrante da doutrina da redenção humana e, juntamente com a doutrina da regeneração, é utilizada por Deus para a salvação de sua criatura. Enquanto a reencarnação propicia nova oportunidade para o homem ser salvo, através de nova manifestação de vida física, a regeneração o liberta espiritualmente e o prepara para viver a nova vida de pureza em Cristo. Nem a regeneração sozinha salva ninguém, nem a reencarnação sozinha faz coisa alguma. Ambas precisam uma da outra, precisam atuar juntas para libertar o homem de sua cadeia de pecados. Como isto acontece você ficará sabendo através de uma série de artigos que disponibilizarei neste site rotineiramente, a medida que formos avançando em nosso estudo. Não acho, pois, de bom tom afirmar que algo estabelecido por Deus para ajudar na salvação do homem seja coisa do Diabo só por não compreendê-lo bem.

Respondendo agora a questão que encabeça este artigo, se devemos crer ou não na reencarnação, tendo em vista Deus afirmar que ”aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”, eu diria que só podemos dar uma resposta definitiva a alguma coisa depois de analisarmos todos os argumentos prós que lhe sejam favoráveis e todos os argumentos que lhe sejam contrários. A seguir devemos colocá-los nos pratos da balança da verdade e vermos para que lado o fiel da balança aponta. O Pastor Olívio fez isso com relação ao assunto da reencarnação e o ponteiro aferidor da balança apontou para o lado de sua veracidade como doutrina bíblica, sendo, portanto, digna de ser estudada e proclamada em nossas igrejas. As conseqüências disto para a minha vida pessoal e familiar foram e continuam sendo terríveis, mas, tomando emprestadas as palavras do apóstolo Paulo aos anciãos da igreja em Éfeso, eu também afirmo: “Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). O leitor terá acesso aos resultados de minhas pesquisas a partir já do próximo artigo que eu mesmo publicarei neste site.

Estou plenamente ciente de que a mor parte dos cristãos não gosta de examinar coisa alguma acerca de nada, preferindo ficar mesmo é na ignorância, no obscurantismo, como se essa omissão pudesse protegê-los, mantê-los em segurança. Mas isto é exatamente o contrário daquilo que Jesus nos ensinou! Ele disse que erramos por não conhecermos as Escrituras e o poder de Deus (Mateus 22:29). O apóstolo Paulo afirmou que devemos examinar tudo – seja bom ou ruim – e reter o que é bom (1ª Tessalonicenses 5:21). O profeta Oséias ensinou que a rejeição consciente ao conhecimento produz a destruição da alma (Oséias 4:6). Não existe, pois, defesa na ignorância voluntária! Não existe proteção alguma na estupidez desejada! Nunca a falta de informação deveria ser utilizada pelos líderes da Casa de Deus para manter o povo na servidão! Fora com este “controle espiritual das massas”! Fora com todo obscurantismo e ignorância controlada! Os leitores de meu site não serão portadores de lindas Bíblias sem, contudo, conhecerem o que nelas existe. Eles serão sim pessoas livres em suas mentes, prontas para crescer até onde desejarem!

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8:32)

Deus abençoe a todos.

 

Caso seja do interesse de meu prezado leitor discutir mais sobre o assunto, envie-me seus comentários, questionamentos, sugestões, críticas e, quando houver, possíveis elogios.

comentários