DIA DOS PAIS

 

DIA DOS PAIS

Quero perguntar a você que tem filho: você já é pai?

Não estou querendo saber se você já possui uma prole, se já constituiu descendência, se já possui rebentos, e sim se você já é pai! Você já o é? Não sabe? Teve crianças e não sabe se é pai?

Esta pergunta deveria ser facilmente respondida por quem já gerou uma vida, mas todos nós sabemos que não é tão simples assim. O fato de alguém ter gerado outro ser não faz dele o seu pai, e sim o seu procriador, pois ser pai é muito mais do que ser um mero reprodutor, um “fazedor de filhos”, um “fabricante de bebes”. Muitos geram filhos e somem. Muitos geram filhos e os violentam. Muitos geram filhos e os maltratam.

Quando alguém chama a outrem de pai está lhe conferindo um título pelo qual ele não chamará a mais nenhuma outra criatura no mundo! É uma designação especialíssima, exclusivíssima, dada por um ser em reconhecimento a outrem por ter lhe trazido à vida. Segundo Jesus, nosso pai está “nos céus” (Evangelho de Mateus 6:9), acima de todo mundo, e ninguém mais pode estar onde ele se encontra!

Pai é um título de amor, de benquerença, de simpatia, o que significa dizer que se seu filho não o está chamando assim, mas pelo seu nome próprio, como Roberto, Antônio ou José, por seu título profissional, ou, ainda, pelo seu apelido, que algo não está bem neste relacionamento. O relacionamento entre pai e filho é de total cumplicidade – ninguém o chamará de pai, mas ninguém também me chamará de seu filho!

Pai também é um título de responsabilidade, pois todo pai cuida de seu filho, protegendo-o dos perigos, provendo alimentação, cuidando de sua educação, aconselhando-o, e zelando pela sua saúde. O filho sempre acredita que o pai vai cuidar dele e quando o pai não faz isto, o decepciona até o mais profundo de sua alma.

Por último, eu queria dizer que pai é um título que reflete a honra que o seu progenitor tem no seu filho. Se alguém é filho de uma pessoa de bem, trará a honra sobre si, só por possuir o mesmo nome do pai. Se, porém, é filho de uma pessoa má, voltada para as coisas ruins, refletirá a má fama do nome de seu pai, ainda que seja uma pessoa de bem.

Que nesta data tão festiva do Dia dos Pais, você que já possui um rebento, possa analisar consigo mesmo se você já pode ser chamado de pai.