I. Quem ou o Que Ele é?

 

Palestra I

QUEM OU O QUE ELE É?

Estudo elaborado pelo Pastor Olívio em Realengo, no Rio de Janeiro, em julho de 2012

INTRODUÇÃO

Por favor, leia atentamente estas passagens:

  • “O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1:2);
  • “E tirando (Deus) do Espírito que estava sobre ele (Moisés), o pôs sobre aqueles setenta anciãos: e aconteceu que, quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais” (Números 11:25);
  • “Então o Espírito do Senhor se apossou dele (de Sansão) tão possantemente que o fendeu (ao leão) de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão” (Juízes 14:6);
  • “E há de ser que depois, derramarei (Deus) o meu Espírito sobre toda a carne” (Joel 2:28);
  • “Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas” (Atos 2:4);
  • “E dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (Atos 10:44)
  • “E não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18);
  • “Todos temos bebido de um Espírito” (1ª Coríntios 12:13);
  • “E havendo dito isto (Jesus), assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20:22).

Estas são apenas algumas das muitas passagens bíblicas que se reportam ao Espírito Santo como se fora uma pessoa e também como uma coisa estranha a serviço de Deus! Ora ele aparece como tendo vontade, personalidade; ora como um poder impessoal, um líquido ou um gás que pudesse ser derramado ou soprado em um recipiente qualquer! Afinal de contas, quem ou o que é o Espírito Santo?

DESCOBRINDO QUEM OU O QUE É O ESPÍRITO SANTO

Muitos estudantes sinceros, por conta dessa linguagem esquisita, simbólica, figurativa, têm desenvolvido uma concepção errada sobre quem ou o que seja o Espírito Santo. O resultado disso, claro, é também uma fé errada, frágil, quebradiça, porquanto alicerçada em um erro. Minha esperança é que até o final desta palestra, o prezado leitor, após ter examinado a pertinência das passagens bíblicas citadas e a solidez ou não dos argumentos sobre elas elaborados, possa desenvolver em seu coração uma posição mais justa e mais de acordo com aquilo que as Escrituras ensinam sobre o Espírito Santo.

A primeira grande coisa que desejo destacar neste estudo é que…..

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA!

Sim! Isto pode parecer uma afirmativa simplista e até desnecessária, tendo em vista já termos ouvido bastante sobre o Espírito Santo, mas ela pode fazer toda a diferença para aquele que até este momento acreditava que o Espírito Santo era apenas uma força impessoal, um poder incomum, algum tipo de energia utilizada por Deus para realizar os seus propósitos! É interessante notar que toda vez que Jesus se referia ao Espírito Santo utilizava um pronome pessoal, um designativo próprio dado apenas a seres inteligentes, a pessoas. Observe:

  • “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26);
  • “Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar; aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim” (João 15:26);
  • “Quando ele (o Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” (João 16:8).

A igreja cristã seguiu fielmente este ensinamento de Cristo, conforme registro do médico Lucas ao escrever sobre uma visão que o apóstolo Pedro tivera:

  • “Pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito Santo: Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei”. (Atos 10:19,20).

Muitas outras passagens bíblicas demonstrando ser o Espírito Santo uma pessoa serão aqui citadas. O importante é que o leitor perceba que, caso o Espírito Santo fosse uma mera força impessoal, um poder incomum ou apenas uma influência, não poderia realizar essas coisas, próprias de seres inteligentes, de pessoas, tais como: ensinar, fazer lembrar, testificar, convencer, falar, ordenar, enviar e consolar. Jesus e seus discípulos estariam errados ao tratá-lo como uma pessoa e o próprio Espírito Santo estaria nos enganando, ao se fazer passar por um ente, um ser, uma pessoa, que ele não seria. Só que para fazer isto necessariamente essa tal ”coisa enganadora” teria de ser inteligente – e muito inteligente, por sinal-, pois enganar é faculdade de quem tem muita inteligência e falta de caráter, o que torna o argumento de que o Espírito Santo é uma coisa, algo totalmente impossível! Como pessoa que é, o Espírito Santo possui sentimentos (Romanos 8:27 / 15:30), intelecto (1ª Coríntios 2:11) e vontade (1ª Coríntios 12:11), podendo ser, como o nosso Mestre Jesus e qualquer um de nós,

  • Tentado (no sentido de ser provocado) – “Então Pedro lhe disse (a Safira, mulher de Ananias, que acordara com o marido mentir ao Espírito Santo): Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti” (Atos 5:9);
  • Resistido“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido; vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais” (Atos 7:51). Discurso de Estevão, primeiro mártir cristão, no mesmo Concílio Judaico que julgara Jesus.
  • Entristecido“Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30). Conselho de Paulo aos crentes de Éfeso.
  • Agravado (ofendido) – “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça” (Hebreus 10;29). Sentença do desconhecido escritor da Carta aos Hebreus aos seus leitores.
  • Rejeitado“Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos” (Gênesis 6:3). Sentença do Senhor para as gerações antediluvianas.
  • Blasfemado“Portanto eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mateus 12:31,32). Sentença de Jesus Cristo aos fariseus que o acusavam de expulsar demônios através de Belzebu, um espírito do mal.
  • Extinto (sem influência na vida do cristão) – “Não extingais o Espírito” (1ª Tessalonicenses 5:19). Conselho de Paulo aos crentes de Tessalônica, onde havia muitas manifestações do Espírito Santo.

Viu? Todas essas ações são feitas contra pessoas e não contra um poder impessoal!

Mas dizemos também que o Espírito Santo é uma pessoa porque Jesus o chamou de Consolador. Força impessoal não consola ninguém, não é mesmo, irmão? Ao falar o Mestre para os seus discípulos que iria para o céu preparar-lhes lugar, afirmou-lhes que rogaria ao Pai para que lhes enviasse “outro Consolador” (João 14:16) – uma pessoa para substituir outra pessoa -, já que Jesus, o nosso Consolador terreno iria ser substituído, e Ele era uma pessoa e não uma coisa! A quem Jesus estava se referindo, chamando esse outro de Consolador? Não podia ser Ele mesmo, pois que estava partindo da Terra: “Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for, enviar-vo-lo-ei” (João 16:7). Não podia também ser o Pai, pois quem envia não pode ser o enviado e o Pai é quem seria o responsável pelo envio deste “outro Consolador”! Jesus estava se referindo ao Espírito Santo, como bem pode ser visto na primeira passagem deste tópico de João 14:26!

A palavra “Consolador”, pela qual o Espírito Santo é chamado, é uma interessante palavra traduzida do grego PARÁKLETOS com vários significados, quais sejam; Confortador, Conselheiro, Advogado, Ajudador. Ela aparece 5 vezes em nossas Bíblias – 4 vezes ela é traduzida como Consolador (João 14:16,26 / 15:26 / 16:7) e 1 vez como Advogado (1ª Epístola de João 2:1) e significa, originalmente, “alguém que é chamado para o nosso lado para nos ajudar, defender, aconselhar e guiar”. Isto é o que faz o maravilhoso Espírito Santo por nós!

Agora você já está sabendo porque o Senhor Jesus nunca se referiu ao Espírito Santo como “isto” ou “aquilo” e sim como “ele”, “este” ou “aquele”. O Espírito Santo não é uma coisa, um objeto, uma energia a serviço de Deus, e sim uma Pessoa, e como pessoa que é, merece o mesmo respeito que devotamos ao Senhor Jesus!

Mas, ao se referir Jesus ao Espírito Santo como sendo o “outro” Consolador nos revelou uma coisinha a mais, importantíssima para o exercício correto de nossa fé: Ele nos revelou qual era o status do Espírito Santo no céu, ou seja, a sua posição celestial!

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DIVINA!

Jesus usou a palavrinha “ALLOS” ao referir-se ao Espírito Santo como o “outro” Consolador que viria à Terra e não a palavrinha “HETEROS” que poderia ter usado, caso desejasse. O que há demais nestas duas palavrinhas? É que apesar de ambas serem traduzidas de seu original grego para a língua portuguesa como sendo “outro”, o termo “ALLOS”, conforme utilizado em João 14:16, significa, “outro da mesma espécie e natureza”, enquanto “HETEROS”, utilizado pelo apóstolo Paulo em Gálatas 1:6 para falar de “outro evangelho”,  significa, “outro de espécie e natureza diferentes!” Isto é o mesmo que dizer que o Espírito Santo é o “outro da mesma espécie e qualidade que Jesus!” O que Jesus é, o Espírito Santo também é! O que Jesus faz, o Espírito Santo também faz! Jesus é Consolador? O Espírito Santo também o é! (Salmo 23:4). Não é isto realmente incrível!

Algo, porém, de mais incrível, de mais espetacular ainda se pode derivar destas declarações do Cristo: sendo o Pai de Jesus, o Deus Altíssimo, o único Ser do universo reconhecido como a fonte de toda consolação (Isaías 49:13 / 51:12 / 52:9 / Jeremias 31:13), chamar a Cristo e ao Espírito Santo de Consoladores é o mesmo que colocá-los no mesmo patamar divino, no mesmo nível de divindade do Altíssimo, na mesma posição de Deus Pai! É o mesmo que afirmar que ambos, o Espírito Santo e Jesus, fazem também parte, com o Pai, de um assombroso e inexplicável ser triunitário, triúnico, tripessoal, a que denominamos de Deus! Assim é que o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo também é Deus! Como Deus triúnico que é, este Ser Divino deve ser adorado, reverenciado e obedecido, sem distinções de adoração em todas as manifestações de suas pessoas!

Para corroborar as declarações que fizemos acima, e fortalecer ainda mais a fé de nosso prezado leitor, elencamos alguns dos atributos, atividades é títulos divinos devotados ao Deus Pai, mas que também são devotados ao Deus Espírito Santo. Observe:

  • O Espírito Santo é chamado de Deus, nas Escrituras“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus (Atos 5:3,4);
  • Ele é chamado de Senhor, exatamente como Cristo e o Pai o são“Ora o Senhor (Espírito Santo) encaminhe os vossos corações no amor de Deus (o Pai) e na paciência de Cristo (o Filho)” (2ª Tessalonicenses 3:5); “Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2ª Coríntios 3:17,18).
  • Ele é co-Criador do mundo com o Pai e com o Filho“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1:2) – comp. c/ Gênesis 1:1 e Colossenses 1:16,17;
  • Ele é Onipotente como Deus“E respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra: pelo que também o santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus….Porque para Deus nada é Impossível” (Lucas 1:35,37);
  • Ele é Onipresente“Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá” (Salmo 139:7-10);
  • Ele é Onisciente“Quem guiou o Espírito do Senhor? E que conselheiro o ensinou? Com quem tomou conselho, para que lhe desse entendimento e lhe mostrasse as veredas do juízo e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência?” (Isaías 40:13,14); “O Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1ª Coríntios 2:10,11);
  • Ele é Eterno“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hebreus 9:14);
  • Ele é a Verdade“Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo: não só por água, mas por água e sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade” (1ª João 5;6) – comp. c/ Deuteronômio 32:4 e João 14:6;
  • Ele é plenamente Santo“Pois se vós sendo maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13);
  • Ele aparece lado a lado com o Pai e o Filho fazendo parte da Trindade Divina“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:18-20). O nome é um só, é singular, mas as pessoas são plurais, são três. “Mas ele (Estevão), estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus” (Atos 7:55);

ELE É DEUS!

Agora você sabe porque muitas pessoas ao lerem as Escrituras ficaram tão impressionadas com o Espírito Santo que passaram a dizer que ele era uma energia incomum, um poder sobrenatural, alguma coisa muito poderosa sem limites! Eles estavam quase que totalmente certos ao afirmarem assim, só errando por desconhecerem que o Espírito Santo é uma pessoa! Sendo o Espírito Santo Deus e, sendo Deus um ente Todo-Poderoso, o Espírito Santo não podia ser mesmo um ente fraco, débil, sem vigor! O próprio Cristo associou o poder ao Espírito Santo (Atos Lucas 24:49 / 1:8). O Espírito Santo que o prezado leitor comunga e serve, como o Pastor Olívio também o faz, é um ser extraordinário, fantástico, que tem poder para fazer tudo quanto deseja, pois que é o próprio Deus!

Mas agora você também sabe porque o Espírito Santo não é um líquido ou um gás! Ele é o Deus que é espírito, como disse Jesus para aquela mulher samaritana (João 4:24) e o espírito, como nos ensinou também o apóstolo Paulo, penetra todas as coisas, nada havendo no universo que não possa ser penetrado por Ele, nem mesmo as profundezes de Deus! (1ª Coríntios 2:10,11). Quando a Bíblia, pois, diz, que alguém foi “cheio do Espírito Santo”, ou que “o Espírito Santo caiu sobre o indivíduo”, está nos dizendo que o indivíduo recebeu uma porção maior, uma invasão maior do Espírito Santo em sua vida e que, a partir daquele momento, vai começar a manifestar mais coisas ainda do Espírito Santo em sua vida de fé! Daí aparecerem línguas estranhas, dons esquisitos e poderosos, inspirações nunca antes tidas, capacidade de pregar sobre um livro codificado, ousadia para fazer coisas nunca antes tentadas, etc. O Espírito Santo é vibração pura!

CONCLUSÃO

Nunca esqueça que o Espírito Santo é uma pessoa extremamente sensível, poderosa e amiga, enviada pelo nosso Pai em resposta a oração do Cristo que, para não ser acusado de só ter resistido as tentações, vencer o Diabo, e realizar a sua obra, porque tinha o Espírito Santo com Ele, também solicitou ao Pai que nos enviasse o mesmo Espírito Santo, para que tivéssemos as mesmas condições de vitória que o Cristo teve. Nada, pois, de ficar nos enganando e procurando desculpas para nossas fraquezas. O Espírito Santo que estava em Jesus é o mesmo Espírito Santo que está em nós. Vamos, pois, honrá-lo, exaltá-lo e dignificá-lo com a nossa obediência e vida de poder, está bem irmão?

Deus abençoe a todos.

Caso seja do interesse de meu prezado leitor discutir mais sobre o assunto, envie-me seus comentários, questionamentos, sugestões, críticas e, quando houver, possíveis elogios.