QUEM NASCEU MESMO NO NATAL?

Chamou-me a atenção a surpresa que o nascimento de Cristo causara na cidade de Jerusalém. A comoção fora tão grande, tão tamanha, que penetrou como uma flecha pelos portais do palácio do rei Herodes. O texto diz que, tanto Herodes, quanto os sacerdotes, e toda a população da cidade, ficaram extremamente perturbados com aquela notícia! (Evangelho de Mateus 2:1-7). Por que estas pessoas se perturbaram tanto se aquele acontecimento era o mais esperado de todos os tempos para a nação judaica? Por que se perturbaram tanto se o nascimento do Salvador da humanidade fora descrito, passo a passo, pelos profetas, nas Escrituras?

Sim, os profetas haviam predito que, naquele mesmo ano, o Cristo nasceria na nação de Israel, nos termos da cidade de Belém (Daniel 9:25,26 / Miquéias 5:2); que uma estrela brilhante apareceria no céu no dia de seu nascimento (Números 24:17); que o Messias  nasceria de uma menina virgem (Isaías 7:14); que visitantes de longe, de países estrangeiros, iriam procurá-Lo e Lhe ofereceriam presentes (Salmo 72:9,10 / Isaías 60:1-7). Todas essas profecias se cumpriram a risca, mas a cidade sagrada de Jerusalém se perturbou. De alegria pelo nascimento de seu Messias? De admiração pela infalibilidade das profecias bíblicas? De sentimento de honra e de dignidade por ter sido Israel a nação escolhida?

NÃO, QUERIDOS(AS). Eles ficaram perturbados por não terem atentado para os sinais tão extraordinariamente previstos sobre o nascimento de Cristo, descritos em suas próprias Escrituras! Os sábios estrangeiros entraram na cidade “santa”, perguntando onde estava o recém nascido “rei dos judeus”, pois que haviam visto a “sua estrela” lá no “oriente”, e vieram adorá-Lo, conforme predito nas Escrituras dos judeus! Quase dois anos já se haviam passado desde o nascimento daquele menino, que já não residia mais em uma estrebaria cercada de animais, mas sim em uma casa com os seus pais! (Evangelho de Mateus 2:1-18). Os “príncipes” dos sacerdotes, os escribas, e a população religiosa de Israel, haviam se esquecido totalmente do nascimento de Cristo! Já não liam mais as Escrituras! Já não examinavam mais a Palavra de Deus!

Sabe de uma coisa, querido(a)? Por vezes tenho a impressão que o povo de Deus também já não se lembra mais de quem nasceu no Natal! Nos lembramos das pessoas a quem dar presentes; de levar nossas crianças aos shoppings para ver Papai Noel; dos ingredientes de nossa ceia natalina; dos cartões bonitos e a quem os devemos enviar. De tudo isto nos lembramos, mas nos esquecemos de que o Natal é uma festa de nascimento e que nesta data quem nasceu foi o Cristo, o Salvador dos homens! Vamos, pois, homenageá-lo, honrá-lo, dignificá-lo, pois, se Papai Noel é lenda, é fantasia, é tradição, Jesus é real, é factual, é histórico e, também os nossos pecados, que precisam ser perdoados, anistiados. remitidos. O Salvador é nascido e, hoje mesmo, podemos presenteá-Lo oferecendo-Lhe o nosso coração (Provérbios 23:26).

Bom Natal com Jesus e com os seus entes queridos!

comentários